Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



25
Jul17

Capítulo 17

por Pedro Rodrigues

Quinta-Feira, 31 de Dezembro de 1992.

A Discoteca Fénix, situada na Praia do Furadouro, estava instalada num moderno edifício de dois pisos. No rés-do-chão havia uma enorme pista de dança e um bar bastante acolhedor. Fora do edifício havia uma piscina, que apenas funcionava nos meses de Verão. No primeiro andar tinham um terraço onde funcionava um bar com esplanada. Naquela noite de passagem de ano a Fénix tinha a lotação esgotada. Ali afluíam pessoas de toda aquela região, inclusivé do Porto e arredores.

Luís, Daniel e suas amigas chegaram à Fénix já passava das onze horas. À entrada foi-lhes oferecido um papel que dava direito a uma dúzia de passas para cada um e a duas garrafas de espumante. Até perto da meia-noite permaneceram na pista, ao som de alguns dos maiores sucessos musicais daquele ano que agora chegava ao fim. A cinco minutos do novo ano o grupo de amigos dirigiu-se ao bar, de onde trouxeram as duas garrafas de espumante e as passas a que tinham direito. Ao som das dozes badaladas comeram as passas e brindaram a 1993, com o desejo de que este ano fosse melhor que o último. Os primeiros minutos de 1993 foram passados ao ritmo do samba, mas logo a seguir à meia-noite e meia voltaram os grandes êxitos dançantes de finais dos anos 70, anos 80 e 90. Como a noite até nem estava fria, Sílvia e Luís dirigiram-se à esplanada, onde namoraram e petiscaram mais à vontade. O rosto de ambos reflectia a enorme felicidade que o jovem casal de namorados vivia na altura. O resto da noite foi passada entre o bar e a pista. Pouco passava das seis da manhã quando regressaram a casa.

O que restava daquelas férias foi passado em casa. No dia 3, um domingo, Sílvia, Luís mais os seus pais e avós regressaram a Lisboa.

 

Segunda-Feira, 4 de Janeiro de 1993.

A primeira aula do ano foi Português. Depois de cumprimentar os seus alunos, António Pavão disse:

- Acho que tenho uma boa notícia a dar-lhes!

- Começamos bem o ano - disse Sílvia, entredentes.

- Em breve faremos uma visita de estudo a Conímbriga, Tomar e, talvez, Santarém...

- Excelente!

- Bacana!

- E quando será essa maravilha?

- Com toda a certeza até à Páscoa...

- E, para além de Conímbriga. o que é que mais vamos ver?

- Ora bem... em Tomar o Convento de Cristo e, se se confirmar a paragem em Santarém, iremos até à Igreja da Graça e às Portas do Sol.

- Uau! Para mim, as Portas do Sol é um dos miradouros mais bonitos de Portugal - afirmou Luísa.

- Vai ser um dia em cheio...

- Esperemos bem que sim! Mas agora, para começarmos a aula propriamente dita, vamos à matéria. Se bem me lembro, tinhamos acabado as Crónicas de Fernão Lopes...

- Exacto, stôr!

- Óptimo! Fizeram aquele trabalho que vos pedi sobre a Crónica de D. João I? Ou melhor... quem não o fez?

- Eu... - respondeu André.

- És sempre o mesmo, rapaz! Eu não percebo o que é que andas aqui a fazer! Tens que te convencer que a brincadeira acabou! Isto já não é o 9º ano! A partir de agora ou estudam a sério, ou ficam para trás...

- Sabe, stôr, eu...

- Não, André! Já estou farto das tuas desculpas! Ou começas a trabalhar a sério, ou não te quero mais nas minhas aulas. Comigo é assim! Gosto muito de vocês, adoro esta turma, mas paciência tem limites! Já reparaste que és o único que nunca faz os trabalhos de casa e que, até hoje, nunca tirou uma positiva a português?

- Stôr, eu sei que você tem toda a razão do mundo, mas é que... por mais que eu tente, não consigo gostar desta matéria!

- André, isso é problema teu! Porque é que não pedes ajuda aos teus colegas? Eles podem, muito bem, ajudar-te a encontrares a motivação que tu não tens! Agora, de uma coisa podes tu ter a certeza! Ainda tens dois períodos lectivos à tua frente, por isso nada é impossível. Mas se não começares já a trabalhar, nada feito...

- Prometo-lhe que a partir de hoje tudo vai ser diferente!

- Espero bem que sim! Bom... quem tiver aí os trabalhos para me entregar, faça o favor de metê-los aqui em cima da minha secretária.

 

CONTINUA...

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ