Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]



20
Ago17

Capítulo 59

por Pedro Rodrigues

Naquela noite, como haviam combinado, Luís foi jantar a casa de Sandra. Obviamente, a conversa girou em torno do seu namoro com Luís. Um jantar que serviu essencialmente para cimentar a confiança que os pais de Sandra depositavam em Luís. Assim puderam confirmar tudo aquilo que a filha lhes contava sobre o namorado. Simpático, leal, sincero, responsável e, acima de tudo, muito educado. Por tudo isto, estavam bastante satisfeitos com o companheiro de Sandra.

Janeiro chegou ao fim e Fevereiro passou num abrir e fechar de olhos. Março amanheceu chuvoso, mas no primeiro fim-de-semana o sol brilhou com alguma intensidade, como que a querer anunciar que a Primavera estava prestes a chegar.

Como estava combinado, Víctor, Patrícia e Diana foram passar o dito fim-de-semana à Praia da Areia Branca, a poucos quilómetros da Lourinhã, onde iriam participar na acção de formação "Castelos de Risco 1996". O evento decorreria no Castelo de São Jorge, no ultimo sábado de Maio.

De regresso a Lisboa, os "três magníficos" meteram mãos à obra. A primeira etapa daquela árdua tarefa seria, naturalmente, formar uma equipa. Víctor queria constituir uma equipa com sete rapazes e sete raparigas, para não ser "acusado" de machismo ou feminismo. Luís ofereceu-se prontamente para ajudá-lo na escolha de elementos para a equipa. Víctor, Patrícia, Diana e Luís fizeram uma pré-selecção. Aquele escolheria o Pedro, a Rute, o Rúben e o Nuno. Com um leque mais vasto de amigos, Luís pré-seleccionou a Maria, a Ana, a Inês, a Luísa, a Filipa, o Carlos, o Manuel, o João e o Leandro. O elemento mais velho da equipa seria Vera, uma amiga de Diana. Sem discussões, o chefe de equipa seria Rúben. Depois de todos os contactos estarem feitos, apenas a Luísa e a Filipa não podiam participar. Luís tentou a Célia e a Marta e, finalmente, conseguiu.

Constituída a equipa, a etapa seguinte seria marcar uma reunião em que estivessem presentes todos os elementos da mesma. O ginásio da antiga Faculdade de Ciências de Lisboa foi o palco escolhido para a primeira reunião de grupo. Só no terceiro domingo de Março foi possível reunir toda a equipa. O primeiro passo a ser dado naquela reunião foi a apresentação de todos os elementos da equipa a todos os que a constituíam. Fizeram-se vários jogos onde o objectivo número um seria que todos ficassem a conhecer os nomes dos seus companheiros. Seguiram-se outros jogos que tinham como principal intenção que todos os elementos da equipa ganhassem a confiança daqueles que não conheciam de lado nenhum. Assim que todos se ficaram a conhecer entre si, Víctor, Patrícia e Diana decidiram, finalmente, explicar o que eram os "Castelos de Risco". Ao dirigir-se à equipa, Víctor salientou os principais objectivos da prova: o convívio entre todas as equipas presentes na grande festa que teria como palco um dos mais belos pontos da cidade. Nova reunião foi marcada para 23 de Março, onde se começaria a preparar a equipa para a difícil missão que os esperava.

Nos dias que se seguiram à primeira reunião, D.ª Júlia reuniu-se com Sandra, Luís, Victor, Patrícia e Diana.

- Durante o fim-de-semana estive aqui a pensar numa coisa que vocês, certamente, irão gostar. Como eu quero que a nossa equipa seja uma digna representante da nossa freguesia nos "Castelos de Risco", decidi oferecer-vos um estágio de três dias, longe de Lisboa, num local que certamente irão gostar.

- Hmm... parece-me muito bem! - disse Víctor entusiasmado.

- Independentemente às vossas reuniões semanais ali no ginásio, achei mais conveniente que a equipa pudesse estar toda junta, no mínimo durante um fim-de-semana. E como estamos a chegar à Páscoa, pensei exactamente nesse fim-de-semana de três dias. O que é que pensam disto?

- Por nós penso que não haverá problemas de maior, temos é de avisar os outros com antecedência... - disse Patrícia.

- Disso encarrego-me eu e o Luís...

- Isso mesmo, Víctor!

- Óptimo! Estive a ver o mapa das pousadas de juventude e, ao mesmo tempo a pensar numa maneira de vocês treinarem num local que não fosse preciso pagar para vocês poderem ir para lá. Creio que a melhor solução seria a Pousada de Juventude de Ovar, pois fica a menos de um quilómetro da praia do Furadouro, que é bastante grande, e como em Abril quase ninguém vai à praia... Se por acaso estiver a chover, a própria pousada tem um óptimas condições para poderem fazer lá as actividades.

- Excelente ideia, D.ª Júlia! Conheço muitíssimo bem o local e posso dizer-lhe que foi uma óptima escolha.

- Tu conheces o Furadouro?!

- Oh D.ª Júlia, até parecia mal que um vareiro como eu não conhecesse o Furadouro!

- Ai que curioso! Não fazia a mínima ideia que eras vareiro! És mesmo de Ovar?

- Quase... conhece Válega?

- Perfeitamente! Eu sou da vizinha vila de Avanca...

- O mundo é tão pequeno! Quase vizinhos e só nos conhecemos em Lisboa...

- Bem... mas continuando a nossa conversa, posso então fazer as marcações?

- Claro que sim, D.ª Júlia! E como é que iremos para Ovar?

- Estava a pensar irem de comboio...

- Pois, é o melhor...

- Então, mãos à obra! Vamos já fazer os contactos!

Luís na recepção e Víctor na sala de convívio passaram a tarde a ligar para todos os elementos que constituíam a equipa dos "Castelos de Risco". Ao final da tarde já tudo estava combinado. No fim-de-semana da Páscoa os catorze elementos da equipa de São Mamede, mais os três monitores, na companhia de Luís e, provavelmente, de Sandra iriam para Ovar, a fim de se prepararem para a exigente prova que os esperava.

Paralelamente a tudo isto, Luís e Sandra continuavam os preparativos para iniciarem uma vida em comum. Quanto a Sílvia, desde Janeiro que nada sabiam dela. Para Luís, aquele longo silêncio significava que tinha desistido, de uma vez por todas, de os importunar. Sandra, mais cautelosa, receava que a todo o momento aquela reaparecesse para causar mais estragos. No entanto, até à Páscoa não deu qualquer sinal de vida.

 

CONTINUA...

Autoria e outros dados (tags, etc)



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ