Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]



29
Ago17

Capítulo 74 - ÚLTIMO

por Pedro Rodrigues

À noite, após o jantar, Luís e Sandra conversaram sobre o futuro deles.

- Sandra... se surgisse uma proposta de trabalho lá em Ovar eras capaz de ir viver para lá?

- Não sei, Luís! Se valesse a pena até ia, mas também me ia custar muito deixar a Maria sozinha. Mas... porquê essa pergunta agora?

- Tenho andado aqui com umas ideias... estava a pensar apresentar uma proposta ao presidente da Câmara Municipal de Ovar, o Sr. Simão Paris, que por sinal também é do nosso partido, para arrancarmos com um projecto idêntico ao "Contigo Vais Longe" para os jovens vareiros. Que me dizes a isto?

- E conseguirás?

- Não custa nada tentar! Se pedir ajuda à D.ª Júlia de certeza que ela não se vai recusar... Amanhã já falo com ela!

- Sim... amanhã! Porque agora só me apetece namorar...

 

No dia seguinte, assim que chegaram à Junta de Freguesia, Luís e Sandra foram direitinhos ao gabinete de Júlia.

- Bom dia! Podemos?

- Bom dia! Claro que podem...

- A D.ª Júlia conhece o presidente da Câmara Municipal de Ovar?

- O Simão Paris?! É claro que conheço! O Simão é um grande amigo meu!

- D.ª Júlia, desde domingo à noite que tenho andado aqui com umas ideias a fervilharem na cabeça...

- Que ideias?

- Ontem à noite estive a questionar aqui a Sandra sobre as hipóteses que temos de montar, com sucesso, um projecto em tudo idêntico ao "Contigo Vais Longe" lá em Ovar. Se nos pudesse ajudar...

- Mas é claro que vos ajudo! Ainda hoje mandarei um fax para Ovar a marcar uma reunião com o Simão Paris!

- Obrigado, D.ª Júlia! Nem sei como lhe agradecer...

- Eu é que tenho de vos agradecer! São jovens como tu e a Sandra, mais o Víctor, o Ricardo e todos vós que este país vai para a frente...

- Vou preparar um pequeno dossier onde exporei tudo aquilo de que preciso para depois apresentar ao autarca vareiro...

- Isso mesmo, Luís!

Como prometera a Luís, ainda antes de almoço Júlia redigiu e enviou um fax ao cuidado de Simão Paris, onde lhe pedia que marcasse uma reunião de trabalho com ela e mais duas pessoas. A resposta, positiva, só chegou no dia seguinte. A reunião ficou marcada para a segunda-feira seguinte, ainda antes do Natal.

 

2.ª Feira, 22 de Dezembro de 1997.

Um pouco antes da hora marcada, Júlia, Sandra e Luís entraram no imponente edifício da Câmara Municipal de Ovar. Na recepção perguntaram pelo presidente da Câmara.

- Bom dia! O Sr. Simão Paris está?

- Está, sim! Quem deseja falar com ele?

- Júlia Santos, presidente da Junta de Freguesia de São Mamede, de Lisboa.

- Têm hora marcada?

- Temos... eu e estes meus amigos temos uma reunião marcada para as dez horas.

A recepcionista ligou para o gabinete do senhor presidente.

- Doutor Simão, tem aqui a Sr.ª Júlia Santos e uns amigos para uma reunião com o doutor...

- Ana, mande-os subir...

- Com certeza!

Ana desligou o telefone e dirigiu-se a Júlia.

- Queiram acompanhar-me, por favor...

Ana conduziu-os até ao elevador e deu-lhes as orientações para encontrarem o gabinete do Presidente.

- Muito obrigada! Venham comigo, meninos...

 

Instantes depois, Júlia estava a bater à porta de Simão Paris.

- Entre...

- Bom dia, Simão!

- Oh Júlia, há quanto tempo!

- É verdade... já lá vão uns bons cinco anos desde a última vez que nos vimos...

- E o que é que vos traz por cá?

- Antes de mais nada, quero apresentar-te a Sandra e o Luís.

- Muito prazer! Simão Paris...

- Simão, a Sandra e o Luís são funcionários da junta de freguesia que eu presidia lá em Lisboa...

- Não me digas que perdeste as eleições...

- Infelizmente é verdade... A Sandra é a coordenadora máxima da nossa freguesia de um projecto municipal de prevenção primária à toxicodependência. Além de ser uma excelente profissional adora este tipo de trabalhos. O Luís é o nosso recepcionista e, quando pode, dá uma mãozinha aqui à Sandra... tem sido uma espécie de braço direito dela. Acontece que os candidatos da lista vencedora não estão interessados em manter este projecto lá em São Mamede ou, se o mantiverem com toda a certeza que vão meter lá gente da confiança deles. Por outro lado, o Luís não quer continuar a trabalhar para o futuro executivo.

- Muito bem! A isso é que eu chamo lealdade...

- É isso mesmo, Simão! Bom, mas o principal objectivo da nossa vinda aqui é uma proposta que o Luís tem para fazer à tua Câmara Municipal.

- Força! Sou todo ouvidos rapaz...

- Sr. Simão... como vareiro que me orgulho de ser, gostaria muito de criar, aqui em Ovar, um projecto idêntico ao "Contigo Vais Longe"...

- És vareiro?!

- Nasci e residi em Válega até 1992, ano em que fui morar para Lisboa...

- Muito bem! Essa tua proposta parece-me interessante... e do que é que precisam para dar início a esse projecto?

- Bom... em primeiro lugar um grupo de jovens que goste deste tipo de trabalho, com capacidade para organizar eventos que vão desde actividades desportivas, debates, festas, viagens, entre outras coisas. Trago-lhe aqui um dossier com tudo pormenorizado... para iniciarmos a actividade será ainda necessário termos um espaço, que para começar pode muito bem ser um pequeno gabinete neste ou noutro edifício camarário, onde os futuros utentes desse espaço encontrarão computadores para estudo e/ou lazer, jogos para ocuparem os seus tempos livres, uma televisão, um vídeo, entre outros objectos essenciais para uma sala deste género poder funcionar em pleno...

- Olha Luís... eu gostei muito desta tua ideia! Vou analisá-la ao pormenor, apresentá-la na próxima reunião do executivo e, assim que tiver uma resposta, seja ela qual for, enviá-la-ei para a vossa junta de freguesia.

- E quando será essa reunião?

- Logo a seguir ao Ano Novo... até ao Reis terás a tua resposta lá em Lisboa.

- Muitíssimo obrigado, Sr. Simão! Nem sei como lhe agradecer...

- Não tens de quê?! Outra coisa... já tens alguém em mente para trabalhar contigo?

- Além aqui da Sandra, tenho ainda três pessoas de Válega, todos eles jovens que, com toda a certeza, aceitarão o meu convite!

- Óptimo! Assim é que eu gosto da juventude! Malta com ideias novas e, ainda para mais, com um projecto que tem como principal objectivo incentivar os jovens a seguirem por outros caminhos que os afastem desse monstro chamado droga.

- Podes crer, Simão! Garanto-te que não te vais arrepender se este projecto do Luís tiver pernas para andar...

- Não tenho dúvidas nenhumas a esse respeito, Júlia!

- Óptimo! Agora vais nos desculpar, mas temos de ir andando...

- Sim, sim, eu também tenho de sair! Daqui a pouco tenho de estar em Esmoriz...

- Sendo assim, não te empatamos mais! Fica bem... e um Santo Natal

- Para vocês também! Adeus e até um dia destes...

 

Até ao final do ano e, em forma de despedida, o São Mamede Jovem organizou as festas de Natal e Ano Novo, abertas a toda a população da freguesia.

Como fora prometido por Simão Paris, ainda antes do Dia de Reis a Junta de Freguesia de São Mamede recebeu um ofício da Câmara Municipal de Ovar. O ofício informava que o projecto apresentado por Luís e Sandra tinha sido aprovado por unanimidade. Assim, e após a tomada de posse do novo executivo, Sandra e Luís fizeram as malas e rumaram a Ovar, mais precisamente à vila de Válega, mais de cinco anos depois de Luís ter deixado a sua terra-natal rumo a Lisboa. A despedida à capital não foi feita antes de o jovem casal se ter despedido de Maria. Uma despedida sem dramas, pois Luís e Sandra contavam vir a Lisboa com bastante frequência, de modo que toda aquela distância que os separava de Maria não tivesse qualquer importância.

 

Um ano depois... o recém-criado projecto de prevenção primária à toxicodependência estava já a funcionar em pleno. À frente do mesmo, Sandra e Luís, auxiliados pela Fernanda, Daniel e Sofia que, por sua vez, tinham arrastado para o mesmo vários amigos e colegas de escola. De tal forma que, no final do primeiro ano, o projecto já possuía mais de meia centena de utentes.

Em Janeiro de 1998, quando o projecto arrancou, Simão Paris ofereceu a Luís e a Sandra uma excelente sala situada no interior do edifício dos Paços do Concelho. Equipou-a com meia-dúzia de computadores, todos eles ligados à Internet, uma mesa de matraquilhos, uma prateleira com os jornais e revistas do dia ou da semana e, ao centro, uma pequena estante com livros escolares, gramáticas e literatura portuguesa. Deram um nome ao projecto - TEMPOS LIVRES - e, logo nos primeiros dias de Fevereiro, a sala estava pronta a abrir diariamente das 9 às 18 horas.

Ao fim de um ano, o TEMPOS LIVRES tinha crescido de tal maneira que não se podia confinar a uma única sala. Simão Paris apercebeu-se disso e deu-lhe uma nova morada. No novo edifício, inaugurado há cerca de dois anos no Carregal, às portas do Furadouro, um dos andares foi totalmente ocupado pelo novo projecto. No fim desse tempo, com o número de utentes a aumentar, viram-se obrigados a abrir novos núcleos em algumas das freguesias do concelho. Esmoriz, Cortegaça e Válega foram as primeiras candidatas, logo seguidas por São Vicente Pereira. Eventos desportivos, como torneios de futsal, regatas na ria de Aveiro e desportos radicais, sem esquecer uma viagem à EXPO'98, foram os principais responsáveis pelo sucesso do projecto TEMPOS LIVRES em Ovar.

Enquanto isso, os namoros de Víctor e Maria e de Sílvia com Ricardo tinham-se tornado em relações mais sérias. Víctor e Maria estavam a viver juntos, para além de trabalharem juntos no "Contigo Vais Longe". Sílvia e Ricardo tinham-se casado no Verão de 1998. O jovem casal estava mais feliz do que nunca, com uma linda bebé de poucos meses chamada Patrícia. Ambos continuavam ligados ao "Contigo Vais Longe", mas agora na Junta de Freguesia de Santa Isabel.

Luís e Sandra estavam mais felizes do que nunca. Com a poupança que ambos vinham fazendo desde que começaram a trabalhar na Junta de Freguesia de São Mamede, em 1995, e com o dinheiro que ambos ganhavam agora em Ovar, mais um empréstimo bancário, compraram um apartamento novinho em folha bem no centro de Ovar. Sem surpresas, a 15 de Agosto de 1999, Sandra e Luís casaram na Igreja Matriz de Válega, quase três anos depois de terem iniciado uma vida a dois.

 

Domingo, 29 de Agosto de 1999.

Na Praia do Furadouro Sandra e Luís, Maria e Víctor e Sílvia mais Ricardo passeiam de mãos dadas pelo imenso areal ao pôr-do-sol. No meio dos três casais, os rebentos de Sandra e Luís e de Sílvia e Ricardo, respectivamente Bruno e Patrícia. Na barriga de Maria, já com mais de 30 semanas de gestação, ia a Teresa. Ao fim da noite, os três casais abriram uma garrafa de espumante. Luís encheu os copos e propôs um brinde:

- Um brinde ao amor e à nossa amizade!

Após o brinde, os três casais uniram os seus lábios num longo e doce beijo de amor.

 

FIM

Autoria e outros dados (tags, etc)


7 comentários

Imagem de perfil

De marta-omeucanto a 30.08.2017 às 10:50

Oh...já acabou
Passou tão depressa, e com tantas mudanças na vida destes protagonistas desde que começou a história até ao último capítulo.
Confesso que me foquei mais no romance e nas intrigas, que propriamente nas descrições.
Tive pena que a Sofia não tivesse um grande protagonismo, já que era a melhor amiga do Luís desde o início, e se manteve até este ponto das suas vidas.
Adorei o conto, e fico à espera de mais!
Quem sabe não fazemos uma parceria - Pedro na parte das descrições (que são o meu pesadelo) e Marta nas ideias soltas que depois não sei como ligar!
Já agora, a propósito do título, deixo uma pergunta no ar: "por amor, faz-se mesmo tudo?"
Imagem de perfil

De Pedro Rodrigues a 30.08.2017 às 11:16

Bom dia! É verdade, acabou... E agora que falas da personagem Sofia, foi uma falha grave não a ter incluído no final. Tive esta papelada toda guardada num dossier desde 2000, de vez em quando ia buscá-la para a ler, e nunca me apercebi dessa falha! E teria sido tão fácil fazer uma alteração de última hora... enfim!

Quanto à pergunta que deixas no ar... Por amor não pode valer tudo, a menos que seja para fazer feliz a pessoa que amamos, desde que não se prejudique terceiros!
Imagem de perfil

De Sofia a 03.09.2017 às 12:49

Oh, já acabou?
Bem, vou ler o resto antes do final!
Imagem de perfil

De Pedro Rodrigues a 03.09.2017 às 12:58

É verdade amiga Sofia, já chegou ao fim. Beijinho 😘
Imagem de perfil

De Mida a 04.09.2017 às 13:47

Muito Bom
Parabéns :)
Imagem de perfil

De Pedro Rodrigues a 04.09.2017 às 15:17

Muito obrigada! 😊

Comentar post



Mais sobre mim

foto do autor


Arquivo

  1. 2017
  2. JAN
  3. FEV
  4. MAR
  5. ABR
  6. MAI
  7. JUN
  8. JUL
  9. AGO
  10. SET
  11. OUT
  12. NOV
  13. DEZ